
O Grupo Globo abriu guerra total ao técnico da seleção brasileira, Carlos Caetano Verri, o Dunga. O site globo.com criou o troféu "Limão" para premiar o técnico mais ranzinza da Copa do Mundo. "Quem merece o título de Mister Antipatia na Copa 2010? Dunga, o zangado do Brasil; Domenech, o mal-educado francês; ou o eslovaco Weiss?", é a pergunta que se destaca no site.
Ao convocar os leitores para opinar em tema tão previsível, o jornal está preparando material pesado, para o caso de a seleção fracassar na África do Sul.
Dunga não é exatamente flor que se cheire, em termos pessoais. Não tem a simpatia de Zagalo, a gentileza de Carlos Alberto Parreira, a clareza estratégica e a elegância de Vanderlei Luxemburgo. Parece desajeitado sob as roupas de grife com que sua filha o veste, costuma dar caneladas no vernáculo durante as entrevistas e tem mania de perseguição. Mas tem apresentado resultados, que é a única coisa que deseja o torcedor.
Mas também não se pode esquecer que a Globo tem feito da seleção brasileira um pote até aqui de ouro, ao negociar contratos de exclusividade e privilégios que acabam por atrapalhar o trabalho do técnico e dos jogadores.
Essa briga já tem um perdedor: mesmo que vença a Copa, Dunga dificilmente continuará no cargo. Ao limitar o assédio da imprensa, ele teve a ousadia de reduzir a exposição das marcas dos patrocinadores.
A guerra entre o técnico da seleção e o grupo Globo traz pelo menos uma vantagem para o brasileiro, que em tempos de Copa troca a condição de cidadão pela de torcedor: coloca em evidência a promiscuidade entre jornalismo e negócios e expõe o monopólio concedido pela Confederação Brasileira de Futebol à Rede Globo. Essa troca de favores não afeta apenas a qualidade do jornalismo oferecido aos brasileiros. Ao diminuir as alternativas de cobertura dos acontecimentos que interessam a praticamente toda a população, esse pacto comercial reduz a diversidade de opiniões ofertadas aos torcedores e submete o noticiário aos interesses comerciais dos patrocinadores. Se Dunga ri ou fica enfezado, problema dele. Passada a Copa, certamente já vão começar as especulações e pressões sobre seu provável substituto. Aquilo que deveria mudar é que não muda nunca. E uma breve Observação: Que todos vocês tomem cuidado ao analisar as situações impostas pela TV Globo ou por qualquer outro veículo de TV. Ela é a "toda poderosa" porque manipula as pessoas, parece que tudo que vem dela é verdade absoluta.Não estou defendendo o técnico Dunga, mas não me iludo com um canal de TV que informa sim, por um preço que anos de trabalho arduo de um cidadão nunca pagará.
uma coisa eu gostei. o dunga não tá, ou não quer dar privilégio pra ninguém. só que ele foi meio mal educado com o alex escobar.. que é um babaca, mas não merecia ser xingado daquela forma.
ResponderExcluirabraço
Realmente, acredito que ele falhou nesta parte.
ResponderExcluirEducação é primordial.
Mas apoio a decição dele de ir "contra" a mídia.
Na minha humilde opinião, ela mais distroi que constroi.
vlw
É triste ver que as grandes massas manipulam os fatos, e muitas pessoas acreditam
ResponderExcluirdestruição** ( errei a palavra rsrs )
ResponderExcluirMor, parabéns pelo blog, tá mais jornalistico que o meu! rs
ResponderExcluirUm breve comentário. Mesmo eu sendo estudante de jornalismo, acredito que essa massificação da ideia de um Dunga "zangão" criada pela mídia já passou dos limites. Falar uma vez, comentar o ato do nosso técnico, tudo bem... Agora criar uma novela, repito, novela, é demais. Acho que em vez de cair 'matando' no Dunga, a nossa falha imprensa deveria mirar seus microfones e canetas para os candidatos a presidência, estes sim, com muita coisa pra criticar e analisar. Mas criar novelinhas, não! Por favor.
tem hora que ele passa dos limites
ResponderExcluirAdmiro muito o papel do Dunga!
ResponderExcluirOs veículos de comunicação adoram criticá-lo, mas ele faz um excelente trabalho, e sobretudo ele está mostrando um excelente trabalho, mesmo que não vença a Copa ele mostrou capacidade!
visite meu blog: http://semfrescura-nih.blogspot.com/